Seminário Internacional: Género, sexualidade e Dinâmicas Familiares em Cabo Verde

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde organiza Seminário Internacional, sob o tema Fluxos e Percurso: Género, Sexualidade e Dinâmicas Familiares em Cabo Verde. O referido seminário será realizado na Universidade de Cabo Verde entre 4 e 5 de Junho de 2013.

Apesar das problemáticas de género e família serem bastante discutidas a nível internacional, e de terem ganho terreno nos países africanos no bojo de projectos de desenvolvimento e lutas pela ampliação da democracia, em Cabo Verde, continuam ainda um campo relativamente pouco explorado.

A necessidade premente do  aprofundamento do quadro teórico-conceptual das relações de género na academia, conduziram o Centro de Investigação e Formação em Género e Família – CIGEF e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uni-CV à criação do projecto Laboratório de Investigação em Género. O projecto visa consolidar uma trajectória de pesquisa em género e família, iniciada pelo CIGEF através das actividades que vem realizando, cristalizadas em eventos públicos como o Olhares de Mulheres Sobre Cabo Verde (2010), As Mulheres em Cabo Verde: Experiências e Perspectivas (2010) e Jornadas de reflexão sobre a problemática de género, família e violência (I – 2011 e II – 2012).

Assim, no âmbito do LIG, o CIGEF e o PPGCS, organizam o Seminário Internacional “Fluxos e percursos: género, sexualidade e Dinâmicas Familiares em Cabo Verde”.

  • O Seminário, será o momento de apresentação pública e discussão dos projetos e resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto LIG, bem como de intercâmbios de conhecimento entre especialistas que interessam pela pesquisa nas áreas de género e dinâmicas familiares, envolvendo importantes centros de pesquisa, e por conseguinte, possibilitar uma conexão entre uma agenda endógena de pesquisa com produções internacionais e a constituição de equipas de pesquisa internacionais.

Por fim, sendo o principal objectivo do projecto LIG, o incentivo à pesquisa em diversos níveis do conhecimento, treinando jovens pesquisadores nos estudos de género e família em Cabo Verde, o Seminário Internacional será um momento privilegiado para o diálogo destes jovens pesquisadores com pesquisadores seniores.

INSCRIÇÕES: Os interessados podem submeter o seu resumo de comunicação ou projecto de pesquisa para o seguinte endereço:
adilson.furtado@student.unicv.edu.cv
C/C à:
carmelita.silva@docente.unicv.edu.cv

Data limite envio do resumo de comunicação e/ou do projecto de pesquisa – 30 de Abril de 2013

Comunicação dos resultados – 7 de Maio de 2013

Para mais informações  contactar: Pelo  tel.: 261 83 22

Ou pelo Email:
adilson.furtado@student.unicv.edu.cv

C/C:
carmelita.silva@docente.unicv.edu.cv

 Para mais informação: Objectivos do seminário

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Seminários. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s